introdução

O cultivo da soja no Brasil surgiu como uma “alternativa de verão” ao cultivo do trigo no fim da década de 1960. Com o aumento da produção de aves e suínos, houve também o aumento da demanda do farelo de soja destinado a ração desses animais. 

 

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos EUA. Seu cultivo proporcionou uma grande revolução alimentar, já que hoje não existe outra proteína vegetal com melhor custo benefício para a produção pecuária.

 

Além de ser matéria-prima para derivados como o óleo e o farelo, o grão de soja tem inúmeros usos, como na produção de produtos como chocolate, massas, derivados de carne, alimentos dietéticos, bebidas prontas e muito mais.

 

Diversas pesquisas associam o consumo de soja à diminuição de doenças cardiovasculares e à redução da incidência de infarto e derrame cerebral. O grão ainda possui antioxidantes que auxiliam no ganho de massa magra e ajudam na proteção do organismo contra o envelhecimento causado por danos celulares.

 

projeção da soja na indústria

A soja é largamente utilizada em diversos setores diferentes de indústrias, como em cosméticos, farmacêuticos, veterinária, vernizes, plásticos, nutirentes, adubos e muito mais. 

 

O óleo de soja se tornou a principal matéria-prima para a produção do biodiesel e representa mais de 80% da demanda total da fabricação desse combustível no Brasil.

 

Dessa forma, o Brasil ocupa a 2ª posição na produção e processamento mundial de soja, sendo também o 2º maior exportador do grão, farelo e óleo do grão. Estima-se que a cadeia produtiva desse insumo reúna mais de 243 mil produtores e mais de 1,4 milhões de empregos.

 

O mercado da soja é promissor para o Brasil e sua boa colocação no comércio internacional proporciona um cenário favorável para o produtor.

 

processamento da soja com maquinário scott tech

O processamento da soja envolve diversos processos, sendo eles: extrusão (da qual se obtém full fat), prensagem (da qual se obtém farelo proteico e óleo) e por fim a filtração para separação de líquidos e sólidos insolúveis.

Confira abaixo os nossos equipamentos para o processamento de soja.

EXTRUSORA
    EXTRUSORA

    A extrusora é o equipamento utilizado no processo produtivo de extrusão dos grãos de soja: através de alta pressão e alta temperatura (130º a 140º C), o óleo dos grãos tem suas mólecuas rompidas, ocorrendo assim a inativação da enzima urease, presente na soja antes da extrusão. A inativação dessa enzima permite que os farelos da soja estejam prontos para serem aplicados na fabricação de ração, pois facilita a digestão da ração no organismo do animal, além de produzir farelo com alto valor proteico.

    TRANSPORTADOR
      TRANSPORTADOR

      A linha Scottech de beneficiamento da soja contém dois tipos de transportadores: 1) Equipamento que realiza o transporte da soja extrusada para a prensa extratora (extrusora > prensa extratora) 2) Equipamento que realiza o transporte do farelo magro para a saída da prensa extratora (prensa extratora > saída da prensa) Os transportadores Scottech, tanto para transporte da soja extrusada quanto para transporte do farelo, possuem acabamento em pintura epóxi, de alta durabilidade: alta resistência à umidade, à abrasão e produtos químicos. Possuem acionamento por redutores de velocidade e montagem feita sobre sodas para facilitar a limpeza da planta fabril.

      PRENSA EXTRATORA
        PRENSA EXTRATORA

        A prensa extratora é o equipamento utilizado na etapa da prensagem: a soja, após o processo de extrusão, chega até a prensa extratora, onde ocorre a separação do óleo bruto de soja e do farelo resultante desse processo, o farelo magro (torta). É um equipamento que possui design inteligente, moderno e dinâmico: conta com a existência de uma tampa anti respingo, impedindo que qualquer gotejamento do óleo extraído caia para fora do equipamento, de forma que seja canalizado dentro de uma calha de escoamento de óleo. Dessa forma, a prensa extratora Scottech garante máxima eficiência na extração do óleo, proporcionando maior lucratividade no processo. A prensa Scottech pode ser utilizada para extração de diversos óleos vegetais, e para quem busca o beneficiamento da soja para produção de ração, também pode ser utilizada para o beneficiamento do caroço de algodão: separando o óleo e a torta do caroço, utiliza-se a torta como complemento para a ração.

        fábrica de farelo e óleo de soja 100% integrada

        Confira uma fábrica de farelo e óleo de soja com capacidade de processamento de 400 kg/h.

        vantagens de processar soja com a scott tech

        deseja processar soja com equipamentos de alta tecnologia?

        perguntas frequentes

        Os principais equipamentos envolvidos na fabricação de farelo de soja são: extrusora, prensa e transportador.

        entre em contato

        consulta gratuita

        Fale com um especialista com rapidez.

        Scott Tech © 2022. Todos os direitos reservados.

        fale conosco no whatsapp e receba nosso catálogo de máquinas

        Preencha o formulário e fale conosco. Atendimento rápido e atencioso!

        Simples e rápido!